Notícias

Notícias do mundo automóvel

modos de condução

Modos de condução: Sabe o que são e para que servem?

Antigamente tínhamos um carro, com um motor, com uma potência e que nos oferecia simplesmente isso. Mecanicamente não havia surpresas. Hoje o mundo evoluiu de tal maneira que um carro pode não ser só um carro, e sim uma preciosidade tecnológica que por acaso até se conduz. Entre as evoluções conta-se o surgimento da oferta de modos de condução, cada vez mais evoluídos e até com possibilidades de personalização. Assim, passamos a ter um carro, com um motor, com uma potência e que nos oferece coisas diferentes, mediante a opção selecionada.

No fundo, é a maneira de termos na garagem um menu completo num veículo. Falamos aqui de modos de condução que, em algumas marcas, assumem diferentes nomenclaturas mas, no essencial, referimo-nos a opções selecionadas através do toque de um botão, que nos permite alterar parâmetros como a resposta do motor, da direção, suspensão e mudanças de velocidades. É claro que os modos de condução que um carro disponibiliza ao condutor vão variando mediante a marca e o modelo. Nos mais elementares, é algo que pode nem existir mas as opções são tantas que a um primeiro olhar até nos podemos perder. Aqui deixamos-lhe o resumo essencial de cada um:

1. Eco Pro: como o próprio nome indica, visa ser o mais poupado de todos e não é das opções existentes mais comuns. Focado na otimização do consumo, pode, inclusive, desativar algumas funções do veículo, com vista à redução dos consumos. Quando selecionado é normal vermos, por isso mesmo, a autonomia do veículo ganhar quilómetros.

2. Eco: é semelhante ao anterior, apesar do veículo circular com todas as funcionalidades ativas. Em ambos nota-se uma respostas do motor naturalmente mais branda.

3. Comfort: oferece um programa de condução orientado para o conforto, com o mínimo de mudanças na caixa de velocidades e com a suspensão a adotar a sua vocação mais agradável para corpo.

4. Sport: o comportamento é mais direto, permitindo uma condução mais desportiva. A afinação pré-definida permite uma regulação mais desportiva do motor e da suspensão, em comparação com a afinação standard, oferecendo uma resposta mais espontânea. As passagens de caixa são feitas com maior celeridade.

5. Sport+: é semelhante ao anterior, mas coloca o veículo num patamar ainda mais “radical” às referidas alterações.

6. Individual ou Personal: é o modo que nos permite selecionar a nosso belo prazer cada parâmetro em específico. Podemos, por exemplo, optar por uma resposta de motor mais progressiva, mas a suspensão ser desportiva.

7. Auto ou Adaptive: ainda não tão comum como os demais, é um modo que “lê” o tipo de condução e adapta os parâmetros do carro automaticamente a ele. Se conduzirmos a um ritmo mais brando ele irá assumir parametrizações em conformidade, se de um momento para o outro pisarmos a fundo o acelerador, ele irá captar a informação e disponibilizar-nos com maior prontidão a potência.

8. Modo Neve, Lama, Areia: também aqui a oferta poder variar mediante as marcas, mas este é também um modo que já tem surgido com mais frequência e, como é normal, adapta os modelos, geralmente os que ostentam características off road, para esse tipo de condições.

Back to top