Notícias

Notícias do mundo automóvel

“Lohner-Porsche”, o híbrido com mais de dois seculos!

Nos tempos que correm, já não é estranho ouvirmos falar em automóveis híbridos, mas é necessário recuar mais de dois séculos no tempo para encontrar o primeiro dos primeiros!

Nasceu em 1899 pelas mãos de Ferdinand Porsche, dando-lhe o nome “Lohner-Porsche”. Ferdinand Porsche era funcionário de Jacob Lohner, um visionário, que iniciou a construção de automóveis híbridos em 1896 em Viena, Áustria.

porsche híbrido

Em 1898, Porsche associou-se à fábrica Jacob Lohner & Co e foi neste mesmo ano que revelaram o design do híbrido, denominando-o de “Sistema Lohner-Porsche”. Este sistema consistia numa carruagem com dois motores elétricos, diretamente ligados às rodas dianteiras, e baterias como fonte de energia. Para além de pioneiros na história dos automóveis híbridos, também o foram na tração às quatro rodas.

Não completamente satisfeito com o resultado, em 1901, Porsche decide introduzir um veículo “misto” relativamente ao conceito de transmissão. Ele substituiu o conjunto de baterias por um motor de combustão interna e um gerador para fazer movimentar os motores elétricos nas rodas mais um conjunto de baterias menores suplementares. Estas “carruagens rápidas” atingiam velocidades superiores a 56km/h e chegaram a bater vários recordes austríacos. Apesar de caras, foram vendidos mais de 300 Lohner-Porsche em chassis até 1906.

No ano 1905, Ferdinand Porsche foi reconhecido como o Engenheiro Automóvel mais inovador, ganhando o “Poetting Prize”, na Áustria.

Back to top