Notícias

Notícias do mundo automóvel

Logótipo da Renault

Conheça o significado do logótipo da RENAULT

A RENAULT é uma das mais antigas empresas de automóveis do mundo. Se conduz um CLIO, MÉGANE ou CAPTUR, só como exemplo, estes são modelos que fizeram da marca uma referência no mercado automobilístico mundial. Mas então, qual o significado do logótipo da RENAULT? O símbolo da RENAULT tornou-se num dos mais facilmente identificáveis do mundo automóvel.

Materiais agradáveis ao toque, acabamento irrepreensível, desempenho aerodinâmico excepcional, design revolucionário e qualidade tecnológica, são alguns dos atributos da força e originalidade desta marca, que conquista milhares de apaixonados por carros.

O primeiro símbolo era composto por dois “R”, dentro de um medalhão, em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa. Em 1906, o logótipo foi alterado para um automóvel. Durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa fabricou tanques para os aliados, conhecidos como Renault FT-17. Devido à sua popularidade, depois da guerra, a Renault incorporou um tanque no seu logótipo. As modificações são indícios dos produtos-chave de cada década: automóveis de passeio e tanques de guerra.

O losango, similar ao formato de um diamante, apareceu pela primeira vez em 1925, e foi adotado para sugerir sofistificação e prestígio. O símbolo circular original foi alterado pois o losango ficava melhor no centro das grelhas. Em 1946 a tradicional cor amarela apareceu no logótipo pela primeira vez. O logótipo moderno da RENAULT foi criado em 1972 por Victor Vasarely, considerado o pai da Arte Op (ou arte óptica).

Desde então, foi sofrendo algumas alterações, como a reinserção do nome, desta vez fora do losango (1992), ou quando o tradicional diamante foi colocado dentro de um rectângulo amarelo.

A última modificação ocorreu em 2015, com uma nova tipografia e uma barra vertical de cor amarela localizada no lado direito. O prata, cor escolhida para o símbolo, deve passar uma ideia de sofisticação e criatividade.

blank

Escolha com confiança, viva com segurança!

Back to top