Notícias

Notícias do mundo automóvel

policia automatico

Já ouviu falar do “policia automático”?

Sistema de deteção de irregularidades em tempo real

Já ouviu falar do “policia automático”?

 

O que é?

 

O Policia automático é um dispositivo que tem ajudado a PSP e a GNR a apanhar, por ano, milhares de condutores ao volante de veículos sem seguro, penhorados, furtados, roubados ou associados a dívidas fiscais.

 

Como funciona?

 

1. Trata-se de uma pequena câmara instalada no tejadilho de um carro-patrulha que faz o reconhecimento das matrículas dos veículos com que se vai cruzando.

2. Em tempo real, a informação cruzada com diversas bases de dados, que revelam se há alguma irregularidade.

3. Se tal se verificar, dispara um alerta imediato no ecrã colocado no terminal móvel da polícia e é feita uma fiscalização ao veiculo e condutor em questão.

 

Operação PSP Aveiro

 

Para ter ideia da capacidade deste sistema no dia 10/11 a PSP de Aveiro (esquadra Sta. Mª. da Feira) desenvolveu uma operação de fiscalização entre as 9 e as 18h. Com a ajuda deste sistema foram fiscalizados 7.061 veículos automóveis, tendo sido apreendidas dez viaturas a circular com ordem de apreensão, cinco das quais à ordem da Autoridade Tributária. As restantes cinco viaturas foram apreendidas à ordem do Tribunal (três) e de Agentes de Execução (duas).

Num comunicado citado pela LUSA é explicado que “Em tempo real e com o veículo em circulação, o sistema permite consultar, num ecrã que se encontra no interior da viatura policial, várias matrículas por segundo, independentemente das condições atmosféricas e de luz existentes”

Fontes da noticia: TVI24 e Jornal de Noticias

Back to top