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Iluminação | Halogéneo, Xenon, LED ou Laser?

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
carro vintageDotar os carros de um sistema de iluminação, fiável utilizando os recursos disponíveis num automóvel foi grande problema para os primeiros engenheiros automóveis. Hoje em dia existem varias opções de iluminação para automóvel, quais as diferenças?

HalogénioPiscas

Nos primórdios do automóvel os filamentos de tungsténio, semelhantes aos das lampadas domesticas, foram a solução adotada para solucionar o problema da iluminação nos veículos. Desde os anos 60 até os nossos dias este filamentos eram fechados dentro de bolha de gás (halogéneo) por forma a aumentar a performance e longevidade. As luz destas lampadas era focada para a estrada através de lentes com a função complementar de servir como revestimento protetor. Atualmente essa função é feita de uma forma separada. Desde os anos 90, o revestimento dos faróis é feito de policarbonato, em vez de vidro na medida em que é mais leve e forte, ao passo que a luz das lampadas é direcionada por refletores. Em alguns casos isso é feito recorrendo a uma lente projetora colocada dentro do farol. As lampadas de halogéneo combinam o baixo custo com uma vida útil de 500 a 1000 horas, sendo assim o tipo de iluminação mais comum hoje em dia. No entanto a busca de eficiência atual poderá alterar esta realidade As lampadas de halogéneo debitam cerca de 55 watts de potencia, a maioria desta é desperdiçada sob a forma de calor em vez de luz.

Farol XenonXenon (Descarga de Alta Intensidade/HID)

  Uma mistura de metais raros e gases (um deles é o xénon, dai o nome) é aquecida por forma a produzir um brilho claro e forte. Este sistema é 2 a 3 vezes mais forte que as lampadas de halogéneo, chegando a ser incómodas para outros condutores. Por essa razão a legislação da maioria dos países obriga a que o carros dotados com este sistema estejam dotados com faróis auto-nivelantes e lava-faróis. Desta forma é garantido que a luz é projetada para baixo e evita-se que a sujidade desvie a luz para os olhos dos outros condutores. Apesar da sua maior potencia, as lampadas HID requerem menos energia para funcionar (35 watts) e estima-se que durem cerca de 2000 horas de utilização Este tipo de lampada tornou-se disponível em meados dos anos 90 e são agora opcionais na maioria dos modelos. O uso de elementos raros nestes faróis faz com que os seu preços se mantenha elevado, dando espaço para o aparecimento de outras soluções.

LED

Os LED (light emitting diodes) este tipo de iluminação tem ganho protagonismo com o passar do tempo, sendo agora chave em full LEDvarias aplicações seja em telefones, carros, casas, ruas e televisões. São usados não só nos faróis dianteiros bem como nas luzes de travão, piscas e luzes de nevoeiro. Os designers automóveis adoram-nos porque a sua reduzida dimensão possibilita que sejam dispostos em padrões originais e por vezes cheios de estilo. Apesar de menos potentes que o Xenon, atingem o seu brilho máximo mais rapidamente que estes últimos. Acredita-se que o seu uso nas luzes de travagem, melhoram a reação dos condutores em 30%. Em cima disto alguns fabricantes anunciam uma vida util de 15 000 horas para as suas lampadas de LED. No entanto a sua grande vantagem reside no fato de que ao contrário das lampadas de Xenon e Halogénio emitirem muito menos calor, ou seja, são mais eficientes. Durante anos estavam apenas disponíveis em veículos de luxo, mas hoje em dia alguns carros do segmento médio vem equipados com este tipo de iluminação, como é o caso do Peugeot 308.  

bmw-laser-detailLaser

  Não, não é para destruir os carros à frente na fila. Os feixes laser são focados através de uma nuvem de gás amarelado fosforescente. Quando em contato com o laser o gás emite um forte brilho, que é refletido e difundido para a estrada à frente. Inicialmente só podiam ser utilizadas como máximos, mas alguns fabricantes alegam que novas óticas menores e mais eficazes podem iluminar até 600 metros. A luz é um fator fundamental para a sua segurança e dos outros. Seja qual for o tipo de iluminação da sua viatura, mantenha os sistema de luzes em bom estado. Não é conveniente alterar o sistema de iluminação de origem, para alem de em muitos casos ser ilegal, pode por em causa a sua segurança e dos outros que circulam na estrada.    
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