banner

Adblue | O que é?

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Com a cada vez maior exigência (e emergência) ambiental sobre os motores a diesel, os fabricantes têm feitos muitos esforços para tornar estes motores mais limpos.

Nos motores mais pequenos o catalisador será suficiente para reduzir as emissões. No entanto em motores maiores o uso de um aditivo colocado num deposito tem sido uma alternativa mais adotada - o adBlue.Abastecimento AdBlue 500x297

Este aditivo de uma forma simplista, visa reduzir as emissões e NOx - Oxido de Nitrogénio-, responsável por grande parte da poluição urbana nos nossos dias, proveniente de viaturas a diesel.

O limite máximo de emissões de NOx permitidas baixaram mais de metade. Para conseguir uma redução tão significativa a opção pelo adBlue tem-se generalizado.

O adBlue é uma diluição de ureia de grande pureza numa parte de água. É segura de manipular, não explode e é amiga do ambiente.

Apesar de ser um aditivo não se destina a ser misturado com o gasóleo.

Como funciona?

Basicamente altera a composição química do NOx neutralizando a sua maioria.

esquema adblueIsto porque nem os catalisadores ou os filtros de particulados conseguem lidar com o Oxido de Nitrogénio.

O adBlue é adicionado a partir de um depósito com com capacidade para fazer este aditivo durar 2 revisões (geralmente).

A sua reposição normalmente é feito por mecânicos habilitados, o valores oscilam entre 25 e os 50 euros, pode ser comprado em posto de combustível ou empresas de peças de automóveis.

Todos os carros com esta tecnologia dispõe de avisos de que este está a acabar.

Este vídeo ajuda a perceber como funciona.

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais