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Turbos | Como detetar e evitar problemas?

domingo, 17 de janeiro de 2016
Todos nós sabemos a maravilhas possibilitadas pelos turbos, mais ar chega à câmara de combustão, conseguindo-se assim mais potencia sem se ter de recorrer a motores maiores. Atualmente todos os motores a diesel no nosso mercado recorrem a turbos e os motores a gasolina seguem a mesma tendencia. O inconveniente é que as turbinas atingem as 200 000 rpm, a temperaturas de mais de 1000º. Uma parte considerável das avarias dos turbo devem-se a falhas de lubrificação. turbo garrett 500x250

Então como saber se existem problemas?

 

Avisos a ter em conta:

 
  • Fumo azulado no escape - Possível fuga de óleo para a admissão. O consumo de óleo dispara e a cor do fumo de escape também se altera.
  • Ruídos pouco habituais - A má lubrificação do turbo, origina danos nas pás da turbina. Se detetar algum ruido estranho é aconselhável levar o carro à oficina.
  • Som agudo que aumenta e diminui com a rotação do motor -  indicio de folga nos casquilhos onde rodam as turbinas.
  • Luz de avaria do motor e abaixamento da potencia - Sujidade (normalmente, depósito de carvão) no interior do turbo. Como consequência há um abaixamento do rendimento do motor. Muitas vezes a viatura entra em "modo de segurança" para evitar danos maiores.
  • Assobios frequentes - Tubagens e braçadeiras que se desapertam ou perdem estanquicidade, devido às constantes mudanças de pressão.
  Assim não facilite na manutenção do turbo, com os cuidados adequados (boa lubrificação) os turbos podem ter uma vida muito longa. A falta de óleo (nível baixo), sujidade do mesmo ou com características desadequadas podem originar problemas. Também deve haver o cuidado de pelo menos deixar que a rotação do motor baixe para o ralenti antes de desligar o motor.  
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