banner

Motores de 3 cilindros excentricidade ou o futuro?

domingo, 27 de dezembro de 2015

Todos ou quase todos os principais fabricantes de automóveis passaram a disponibilizar pequenos mas potentes motores de 3 cilindros.

VW, Fiat, Ford, Peugeot, Renault, Opel e muitos outros fabricantes apostam fortemente neste tipo de motorizações. Porque razão?

[caption id="attachment_1427" align="alignleft" width="150"]208 Puretech 3 cilindros 208 Puretech 3 cilindros[/caption]

Para os motores de 3 cilindros os anos 80 e 90 foram de má memória, de tal forma que para muitos consumidores, ganharam aversão aos motores com este tipo de configuração.

A verdade é que muito mudou tecnologicamente desde o final do seculo passado. A inclusão de turbos, injeção direta a gasolina, eletrónica mais sofisticada e precisa, muito mudou.

Mas quais são os benefícios?

Motores mais pequenos reduzem o peso, o que melhora o comportamento em curva e travagem. Adicionalmente. este tipo de motores, menos peças que os motores de 4 cilindros. A segurança também sai beneficiada, na medida em que o motor ao ser menor dimensão reduz a probabilidade de intrusão no habitáculo em caso de acidente.

Mais o motivo mais importante é que os motores de 3 cilindros oferecem consumos muito próximos dos diesel com um custo muito menor.

Avanços nos sistemas de montagem e balanceamento dos motores, tornou estes os tricilindricos mais suaves e silenciosos.

Mas há ainda coisas a melhorar.

Os condutores com o pé mais pesado, terão tendencia a solicitar o turbo mais vezes e durante mais tempo, o prejudica os consumos.

[caption id="attachment_1673" align="alignright" width="150"]Seat Ibiza 3 Cilindros Seat Ibiza 3 Cilindros[/caption]

Ou seja, dependendo dos condutores e dos trajetos podem ainda haver diferenças muito grandes entre os consumos anunciados pelas marcas e o verificados por alguns condutores.

Concluindo, em termos gerais os novos motores de 3 cilindros são quase sempre uma melhor opção em termos de potencia e consumos que os seu homólogos de 4 cilindros, mas ainda tem aspetos a melhorar, mas são bastante diferentes dos motores que conhecemos há uns anos atrás.

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais