banner

Qual o prazo de validade dos pneus?

sexta-feira, 23 de abril de 2021 LSC Automóveis LSC Automóveis LSC Automóveis

Talvez já tenha ouvido a expressão “prazo de validade” aplicada a pneus, mas, na verdade, tecnicamente, não existe uma data de validade. O que existe é a obrigatoriedade de garantia do fabricante de 5 anos desde a data de compra (ou de fabrico, na ausência de comprovativo fiscal de compra).

O prazo de validade dos pneus é um assunto que gera muitas dúvidas, e as opiniões dividem-se. Saiba como identificar a data de fabrico e evitar riscos desnecessários na compra de pneus para o seu carro, ou como verificar se os seus pneus atuais ainda são seguros.

Código DOT: saiba como ver a data de fabrico dos pneus.

Ao comprar pneus, deve ter em atenção o DOT, abreviação de uma sigla americana que significa “Department of Transportation” (Departamento de Transporte), um número com quatro dígitos que indica a data de fabricação dos pneus. 

Os dois primeiros dígitos refletem a semana de produção do pneu, e os últimos dois são o ano. Como exemplo, um código 0721 indica que o pneu foi fabricado na sétima semana do ano de 2021. Como tal, têm garantia de fábrica até à sétima semana de 2026.

Se as normas de armazenamento dos pneus forem respeitadas, ou seja, as regras no que diz respeito ao posicionamento físico dos pneumáticos, à limpeza das instalações, à não exposição solar e temperatura relativamente controlada, estes não perdem qualidade. 

As borrachas são cada vez mais evoluídas e resistentes, pelo que o tempo não é um fator tão influente como o uso. Como tal, o tempo que decorre desde a fabricação dos pneus até à sua colocação no veículo, não deve ser subtraído à vida útil do pneu.

Então, como calcular a vida útil do pneu?

A vida útil de um pneu começa a partir da sua instalação no veículo. A maioria dos fabricantes recomenda que os pneus sejam inspecionados por um especialista uma vez por ano, a partir de cinco anos em serviço, mesmo que se tenha percorrido poucos quilómetros.

Porém, como medida de precaução, se os pneus não forem trocados em 10 anos desde a data de fabrico, é recomendado trocá-los por outros novos. Mesmo que pareçam que podem ser utilizados, e não tenham chegado ao limite legal de desgaste de 1,6 mm.

Uma das indicações de que está na hora de trocar o pneu é o aparecimento de pequenas fissuras na borracha, sinal de ressecamento do material e de que já perdeu as suas propriedades originais como flexibilidade e aderência. Fica, assim, mais propício a furos, cortes e bolhas, além de ter menos aderência nas curvas e poder de travagem.

Resumindo: esteja atento ao DOT e, mesmo que não haja um prazo de validade instituído, não arrisque em andar com pneus com mais de 5 anos de estrada. Porque se os fabricantes dão 5 anos de garantia, é certo que a partir desse período os componentes começam a se degradar de forma mais acentuada.

Escolha com confiança e viva com segurança!

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais