A Volkswagen comunicou que iria mudar o nome para Voltswagen nos Estados Unidos. “Volk” é povo em alemão e “wagen” é carro. Contudo, a passagem de “carro do povo” a “carro dos volts”, era mentira! Tudo não passou de uma piada de 1º de abril.
Notícias falsas no dia das mentiras costumam ser comuns. O que é inusitado é que uma marca anuncie este conteúdo com dias de antecedência. E, muito mais incomum, que sustente uma brincadeira diante da imprensa.
A alteração foi publicada no site oficial e anunciada em comunicado, e quando questionado por jornalistas, o representante da empresa afirmou que o anúncio era legítimo e sério. Da mudança dos logótipos, à atualização dos identificadores do Twitter e emissão de um comunicado de imprensa com comentários do presidente e CEO da VW of America, Scott Keogh, com a confirmação de que a alteração surgiria em maio de 2021, quase o mundo todo caiu na mentira.
A adoção deste nome tinha o foco nos carros elétricos que, tal como foi dito no comunicado, a “Voltswagen é uma declaração pública do futuro investimento da empresa em mobilidade elétrica”. Tal como indica a denominação, volts remete para a unidade de medição usada para aferir o potencial de transmissão de energia.
Segundo o porta-voz da Volkswagen nos EUA, Mike Tolbert, “a mudança de nome foi planeada para ser anunciada no dia das mentiras, destacando o lançamento do SUV totalmente elétrico ID.4”.
Tudo leva a crer que foi uma manobra de marketing prevista para o dia das mentiras. Na verdade, segundo a agência Associated Press, esta brincadeira da Volkswagen dos EUA pode trazer novos problemas com as autoridades reguladoras norte-americanas, já que as ações da empresa subiram quase 5% nesta terça-feira como resultado do falso anúncio.
Veja também:
7 Marcas de Carros com Novo Logótipo
Escolha com confiança e viva em segurança!