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7‌ ‌Marcas‌ ‌de‌ ‌Carros‌ ‌com‌ ‌Novo‌ ‌Logótipo‌

sábado, 27 de março de 2021 LSC Automóveis LSC Automóveis LSC Automóveis

Porquê que será que tantos fabricantes de carros mudaram o seu logótipo? Em menos de um ano, 7 marcas de carros fizeram essa alteração: BMW, Fiat, Nissan, Kia, General Motors (GM), Peugeot e Renault. E estas últimas quatro divulgaram os novos logótipos nos primeiros três meses de 2021.

Um logótipo de uma empresa é a representação visual de como ela se quer posicionar no mercado, ou seja, é a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo. 

Não é coincidência quando várias marcas fazem alterações radicais em simultâneo. As marcas querem passar uma imagem moderna e atualizam os seus símbolos para se adequarem a cada momento. Destacamos 4 motivos que, combinados entre si, ajudam a explicar o porquê desta mudança.

 

  1. Posicionamento

 

Todos os fabricantes de automóveis estão a passar por uma transformação dos seus produtos e modelo de negócio. 

A aposta do investimento das marcas de automóveis em serviços de mobilidade e digitais têm na sua base a mudança de paradigma na relação que os consumidores, nomeadamente os mais jovens, assumem com o automóvel. Hoje, a maioria dos modelos vêm munidos de sistemas de conexão ao smartphone, mesmo no segmento A, dos pequenos veículos citadinos.

Desta forma, esta renovação visual ocorre por um lado pela mudança de mentalidade na indústria, e por outro porque querem que o público tenha essa perceção.

A Kia revelou o seu novo logótipo durante uma exibição pirotécnica, com o slogan “Movimento que inspira”, que segundo Ho Sung Song, presidente e CEO, representa o compromisso da empresa em se tornar um ícone de mudança e inovação.

Kia Novo Logotipo

  1. Eletrificação

 

O advento dos veículos híbridos/elétricos serviu de inspiração na criação de novos logótipos, nomeadamente no caso da norte-americana GM e da Nissan, que abraçaram a eletrificação de corpo e alma.

Segundo a GM, os arcos da letra “M” remetem para uma tomada elétrica, enquanto a cor azul representa um “céu limpo”. 50 anos depois, o design do logótipo foi concebido com o objetivo de aproximar a sua identidade visual do novo mercado de veículos elétricos.

GM Novo Logotipo

A logótipo da Nissan, apresentado em julho de 2020, foi desenhado para ser iluminado nos próximos veículos elétricos, isto é, de forma a ser nítido quando aceso. Assume um aspeto bi-dimensional, apresentando um visual mais simples.

Nissan Novo Logotipo

  1. Era Digital

 

Por falar em simplicidade, algumas marcas fizeram questão de que os seus logótipos funcionassem bem visualmente tanto nos carros, como no smartphone. 

Melhor adaptados ao mundo digital que agora vivemos, os logótipos da BMW e Fiat são exemplos perfeitos de como o aspeto tridimensional e efeito cromado desapareceu, para dar lugar a um desenho simples e claro. A ideia é que facilmente se adaptem desde a um enorme outdoor, como a um relógio do tipo smartwatch.

BMW Novo Logotipo

Fiat Novo Logotipo

  1. Tradição

 

Em vez de seguir a tendência generalizada, há duas marcas francesas que optaram por se conectarem aos valores históricos da sua tradição, provavelmente na procura de criar uma diferenciação no mercado.

É o exemplo da Peugeot, que troca o leão de corpo inteiro pela cabeça do felino, recuperando a abordagem da marca em 1960. O mesmo acontece com a Renault que substitui o tradicional losango tridimensional por um estilo minimalista, na mesma linha adotada em 1970.

Peugeot Novo Logotipo

Renault Novo Logotipo

É inegável que o discurso corporativo envolve e inspira, mas o que mais importa é como vai ser a reação do público. Será que estes novos logótipos transmitem o que cada empresa quer ser no futuro ou traduzem o legado conquistado ao longo de décadas?

No fim das contas, o que importa é que escolha com confiança e viva em segurança!

 

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