banner

Nova Carta de Condução

terça-feira, 12 de janeiro de 2021 LSC Automóveis LSC Automóveis LSC Automóveis

 

Ano novo, nova carta de condução portuguesa. Foi apresentada esta segunda feira, na Casa da Moeda, o novo modelo de carta de condução.

O novo modelo começou a ser produzido esta semana e vai chegar, já durante o ano de 2021, a casa dos condutores. Será possível receber na hora o “documento rosa” em alguns lugares do país pois, com este novo título, chegam também a rapidez e eficácia no momento da emissão da carta. 

É assim o novo documento que inclui impressão holográfica e um código de barras bidimensional QR.

Surge com um design inovador que incorpora uma melhoria e uma validação de segurança, dentro das normas definidas a nível europeu. A promessa é de que será uma das cartas mais seguras da Europa.

A personalização da carta é da responsabilidade da Imprensa Nacional da Casa da Moeda e é entregue pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT).

O formato é o mesmo, mas incorpora um conjunto de tecnologias. Uma das grandes novidades é a inclusão de um código de barras bidimensional do tipo QR Code, por forma a permitir a leitura de informação existente em equipamento adequado. Pode, assim, ser facilmente lido através de um smartphone, que aponta para as funcionalidades do IMT online.

Sabia que a carta de condução surgiu em Portugal em 1901? Conheça um pouco mais da história da carta de condução portuguesa. Desde então houve mudanças ao nível do design, dos materiais mas, sobretudo, ao nível da segurança. 

Segundo o INCM (Imprensa Nacional-Casa da Moeda) “este design conjuga técnicas de impressão offset e serigrafia, combinando vários motivos anti-cópia – guilhoches, micro textos e linhas de espessura variável –, impossíveis de reproduzir por meios convencionais. Outro elemento que agora confere maior segurança ao cartão é a presença de uma estrutura lenticular MLI (em inglês “multiple laser image”) em que, consoante o ângulo de observação, se identifica a fotografia gravada a laser do titular em escala reduzida ou o número do documento.”.

Escolha com confiança e viva em segurança!

Veja também:

Mudanças no Código da Estrada: Carta de Condução Digital

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais