banner

Saiba como retirar o gelo do para-brisas

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021 LSC Automóveis LSC Automóveis LSC Automóveis

 

Alerta, frio! As baixas temperaturas que têm atingido Portugal neste inverno trazem alguns problemas aos automobilistas portugueses, mesmo antes de se ligar o motor do carro.

O tempo seco e frio, com temperaturas negativas, vai permanecer nos próximos dias. As geadas matinais são um dos problemas mais comuns nesta altura do ano e conduzir com gelo no para-brisas pode ser perigoso. Saiba, então, como retirar o gelo do para-brisas do carro, depois de este passar uma noite fria ao relento.

  1. Recorra a descongelantes

Existem produtos próprios, concebidos para remover o gelo acumulado nos vidros, que não comprometem a pintura dos carros ou a resistência do próprio para-brisas. 

Contudo, poderá fazer descongelantes caseiros, caso não tenha o líquido à mão. Experimente usar uma mistura composta por um pouco de álcool com água fria, numa relação de um para dois, ou prepare três partes de água e uma de vinagre. 

Coloque a mistura num borrifador e aplique em todos os vidros, repetindo o número de vezes necessárias até que o gelo comece a amolecer. Isto irá ajudá-lo a remover o gelo mais facilmente.

  1. Raspe o gelo

Opte por utilizar um raspador de gelo indicado para os vidros do carro, há espátulas de plástico próprias para esta operação. 

Como substituto, pode tentar usar uma pá do lixo de plástico, ou um cartão de crédito velho (já que este método pode danificar o cartão). 

Esta operação não é propriamente rápida, dependendo da quantidade de gelo acumulado, e requer esforço. Mas pode ser usado em conjunto com o primeiro método.

  1. Use o sistema de aquecimento interior do carro

A climatização e o ar condicionado, direcionando o ar quente diretamente para o vidro, é uma boa solução, ideal para retirar pouco gelo do para-brisas.

Se o gelo for um pouco mais compacto e não derreter facilmente é um método para quem não tem pressa e está disposto a esperar alguns minutos com o motor do carro ligado. O que não é económico, nem ecológico, sobretudo porque o carro continua a ter que continuar parado, até o gelo derreter.

Dicas: Mais vale prevenir

Evite que o gelo se acumule no vidro do carro com estas dicas, se não for possível estacionar num local fechado, como uma garagem:

  • Estacione debaixo de uma árvore, sendo que esta irá impedir que grande parte do orvalho e geada caiam sobre o vidro;

  • Cubra as janelas com uma toalha, lençol ou cartão, antes que o gelo ou o orvalho se formem nos vidros (um truque útil para o para-brisas é usar os limpa para-brisas do carro como suportes para segurar a cobertura no lugar);

  • Proteja o carro com uma capa, com revestimento interno macio e com um revestimento externo impermeável.

Avisos: Não tente remediar

Nunca despeje água quente por cima do gelo. Há grandes probabilidades de o vidro estalar.

Atenção, não colocar álcool ou vinagre no depósito de água do limpa pára-brisas.

Se usar descongelantes caseiros muitas vezes, tenha o cuidado de lavar a chapa em redor do para-brisas, pois o álcool pode danificar o verniz da tinta.

As escovas do limpa para-brisas só deverão ser usadas após a remoção do gelo. 

Não é aconselhável enviar água do limpa-vidros após a limpeza pois, caso a temperatura seja negativa no exterior, irá criar uma nova camada de gelo.

Escolha com confiança, viva com segurança!

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais