O inverno é a estação do frio! E para quem anda na estrada é necessário tomar algumas precauções nos meses mais frios e chuvosos. Veja como preparar o seu carro para o inverno porque os cuidados com a condução devem ser redobrados.
Verifique o estado dos pneus
Sendo o único ponto de contacto com a estrada, é importante verificar o estado dos pneus e a sua correta pressão. As temperaturas mais baixas fazem com que a borracha dos pneus demore mais tempo a atingir a temperatura ideal de funcionamento, perdendo elasticidade, o que prejudica as condições de aderência à estrada.
Verifique a profundidade do piso
O limite legal para que um pneu possa circular é de 1,6mm. Contudo, um pneu com 3mm de piso precisa de practicamente mais 20% de espaço para conseguir travar em segurança. Os sulcos de um pneu novo têm entre 8 a 9mm de profundidade e, para garantir que circula em máxima segurança, deve certificar-se que, a cada Inverno, os seus pneus estão praticamente novos. Os pneus têm uma franja de utilização ideal entre os quatro e os oito milímetros.
DICA - Use este truque para avaliar a profundidade do piso: coloque uma moeda de um euro num sulco e se a faixa dourada da moeda estiver coberta estará, pelo menos, apto para conduzir em segurança.
Verifique a pressão
Quanto mais frio faz, mais reduzida é a pressão dos pneumáticos. Como exemplo, encher um pneu a 2.0 bar com uma temperatura ambiente de 20° C, corresponde a 1.8 bar quando ele é enchido a 0° C.
DICA - No inverno, recomenda-se uma pequena correção: porque a pressão diminui com a temperatura exterior (um gás quente dilata-se e vice-versa), adicione 0,2 bar à pressão indicada pelo construtor.
Avalie o estado da bateria
A bateria é um dos componentes que mais sofre com os climas mais frios. Como as baterias criam energia baseada em reacções químicas, e todas as reacções químicas são influenciadas pela temperatura, no Inverno a energia fornecida pela bateria é menor. Devido à significativa desaceleração das reações químicas no frio, a sua capacidade fica em média 20 – 50% mais baixa. O carro pode, assim, ter mais dificuldade em ligar. Além disso, no período de inverno, a bateria é mais solicitada, desde o processo de pré-aquecimento de alguns motores, ao aquecimento ou maior utilização das luzes (devido aos dias mais curtos e escuros), por exemplo.
DICA - Faça um teste de potência, caso a bateria seja recente. Se a leitura da potência debitada for inferior a 12V, significa que a sua bateria não está a funcionar em perfeitas condições e deve ser mudada. Se a bateria tem mais de 5 anos, deve ser substituída antes do Inverno.
Mude as escovas do para-brisas
As escovas do para-brisas são essenciais para a correta visibilidade da estrada e um dos elementos do carro que sofrem maior desgaste. Contudo, são muitas vezes esquecidas quando chega o inverno. Fabricadas de borracha e plástico que, devido à exposição solar no verão e ao frio do Inverno, têm um prazo de validade que varia com as condições climatéricas.
DICA - Assim que as escovas começarem a deixar o para-brisas baço, provocarem ruído ou marcas no vidro proceda à sua mudança, ainda que o mais indicado seja fazê-lo imediatamente antes do inverno. Preste também atenção ao líquido do limpa para-brisas e mude-o com frequência. Durante o tempo mais frio, é aconselhável utilizar um produto com aditivo anticongelante.
Verifique o estado dos faróis
É tão importante ver bem, como ser visto pelos outros condutores. Assegurar que os faróis estão limpos e as lâmpadas em boas condições é essencial para circular à noite ou quando a visibilidade durante o dia é muito reduzida. E ainda mais se chover torrencialmente, as luzes de presença e de nevoeiro são um dos principais aliados dos condutores.
DICA - Ao comprar novas lâmpadas deve substituí-las aos pares, de forma a evitar intensidades diferentes. Tanto os reflectores como os plásticos dos faróis também devem estar limpos, por fora e por dentro, para evitar uma iluminação ou reflexão baça.
Troque o óleo do motor
A lubrificação dos componentes móveis internos do motor precisam ser verificados no inverno. A descida das temperaturas tende a aumentar a viscosidade do óleo. Como consequência, o motor poderá não ficar adequadamente lubrificado e sobreaquecer, o que origina problemas mecânicos. A frequência com que deve mudar o óleo varia em função do tipo de produto aplicado no veículo.
DICA - Durante o tempo frio, deve optar por trocar o óleo por um mais fino, mantendo a sua capacidade de lubrificação com a fluidez adequada e a sua eficácia.
Escolha com confiança e viva em segurança.