banner

Dicas para proteger o seu carro das idas à praia

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Férias de verão é para muitos sinónimo de praia, dias de areia, mar, sol e calor! E não é só a nossa pele que sofre com os raios solares em excesso. Quando o sol está forte, a pintura e outros itens do seu carro podem ser bastante prejudicados. Sem falar da areia e do sal que o vento ajuda a maltratar ainda mais o automóvel. Veja as dicas para proteger o seu carro das idas à praia, evite prejuízos e prolongue a vida útil do seu veículo.

Mais vale prevenir, que remediar!

Para proteger o seu carro das idas à praia faça uma inspeção rápida, seja para umas férias à beira mar ou só para um fim de semana. Atenção para os líquidos não secarem! Verificar os líquidos do veículo é importante o ano todo, mas no verão a atenção deve ser redobrada. Confirme o nível dos fluidos como o óleo do motor, o anti-congelante e o líquido dos travões antes da viagem, principalmente se esta for longa. Não menos importante o líquido do limpa para-brisas, que assume um papel importante nas idas à praia.

Verifique a pressão e o estado dos pneus, e mantenha a calibragem recomendada. O atrito da boracha contra o solo é mais intenso em dias quentes, como tal, encha os pneus quando frios pois o calor aumenta a pressão e dificulta o processo.

Diz o bom-senso que evite estacionar o carro ao sol.

Principalmente nas horas de maior calor, evite estacionar o seu carro ao sol, pois este pode danificar a pintura, as borrachas e o interior do veículo. Antes de escolher o sítio, tente pensar no movimento que o sol vai fazer, sendo que um lugar debaixo de uma árvore poderá ser uma boa opção. Contudo, correrá o risco de encontrar o automóvel cheio de excrementos de pássaro, e a acidez dos dejetos corroerá a pintura. Se assim for, limpe o carro o quanto antes.

Se não for possível estacionar à sombra, ao menos use uma proteção no para-brisas, para reduzir a incidência de raios solares e o calor dentro do carro, e para que não se queime ao reiniciar a condução.

Na maior parte das vezes, acontece exatamente o contrário, e é assim conveniente estacionar o mais perto possível do mar…

A brisa marítima fará com que o veículo tenha uma melhor ventilação e não aqueça tanto. Contudo, sempre que possível, estacione de forma a que o motor fique do lado oposto ao mar. Desta forma evita-se que a brisa, carregada de sal, a que se pode somar a areia se o vento soprar com força, entre directamente pela grelha do motor.

Proteja o carro da areia e do salitre

Se estacionar perto da praia, é aconselhável lavar o carro frequentemente com água doce. Isto porque o salitre é uma camada fina de sal que adere à carroçaria do seu carro e tem um efeito corrosivo na tinta. Caso existam áreas que tenham tinta levantada, pode até oxidar a chapa.

No caso da areia, deve ter muito cuidado ao eliminá-la. Para o fazer, use ar à pressão ou água, mas nunca o escove, uma vez que pode fazer riscos na tinta.

Dica extra para cuidar do seu carro no verão: Lave e seque bem o carro.

Nunca lave o carro num dia quente, diretamente sob o sol, pois os raios prejudicam a pintura. Certifique-se que a carroceria e o motor estejam frios, para evitar choques térmicos. Tal também evitará que o sabão seque e deixe manchas.

O ideal é que ao lavar opte por produtos que tirem a poeira e hidratem e utilize ceras que além de brilho, filtram os raios solares, evitando o ressecamento. Mas evite deixar o carro a secar sozinho. Opte por panos que absorvam bem a água e deixe-o a secar à sombra. Este processo evitará que alguns minerais que estão presentes na água permaneçam na pintura podendo reagir ao entrarem em contacto com os raios de sol.

Depois destas dicas só resta aproveitar bons dias de praia. E não se esqueça, escolha com cofiança, viva com segurança!

Veja também:

Saiba como proteger o seu carro do sol abrasador de verão

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais