banner

Mito ou Realidade: Caixa manual poupa mais combustível de que a automática?

sábado, 01 de agosto de 2020

No passado a caixa manual era mais eficiente do que a automática, mas nos dias de hoje, a tecnologia das caixas automáticas desenvolveu-se e, como tal, a sua qualidade e eficiência também. Este é, assim, um dos maiores mitos sobre carros que convém ficar esclarecido.

Após milhões e milhões de euros investidos pelos fabricantes no desenvolvimento das suas caixas de velocidade automáticas, particularmente as com sistemas de dupla embraiagem, um computador é mais eficiente do que um ser humano na mudança de velocidade. Uma vez que o motor funciona a rotações menores, a caixa automática permite poupar mais combustível do que a manual, estabelecendo um consumo mais eficiente.

Se, outrora, as caixas automáticas eram lentas e recorriam a apenas 4 velocidades, hoje em dia incorporam entre 8 a 9 velocidades, o que diminui significativamente os consumos do veículo.

Caixa Automática VS Caixa Manual - Razão VS Prazer

Escolher entre caixa automática ou manual recai sobre o gosto particular de cada condutor.

Uma trabalha por si, mas é difícil de aceitar que as máquinas podem ser melhores que nós. Um carro automático está programado para escolher a mudança ideal para um determinado momento e a opção mais segura em qualquer circunstância, em função do seu tipo de condução. Se prima pelo conforto e uma experiência mais relaxada, o automático leva vantagem.

Contudo, as sensações que cada condutor obtém na condução de um automóvel passa pela transmissão de velocidades. Não é por acaso que ainda é mais popular a escolha de caixa manual no nosso país pois permite explorar, manualmente, as capacidades de potência do motor, tornando a condução mais envolvente e analógica. É ideal para quem tem prazer de conduzir.

Escolha com confiança, viva com segurança!

Veja também!

Mito ou Realidade: Não é preciso fazer a revisão do carro se circular poucos quilómetros por ano?

Mito ou Realidade: Combustíveis de marca branca diminuem a performance e danificam o motor?

Mito ou realidade: Ar-condicionado consome menos do que as janelas abertas?

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais