banner

O seu carro é compatível com a gasolina E10?

terça-feira, 14 de abril de 2020

E10 é um tipo de gasolina que contém 10% de etanol e 90% de gasolina. As gasolinas podem ser identificadas como E5, E10 e E85 (5%, 10% e 85%) consoante o teor de etanol.

Desde Outubro de 2018, alguns países da Europa foram impostos símbolos padronizados para os diferentes tipos de combustíveis. Mas atenção, nem todos os veículos estão preparados para receber o E10, pois pode provocar avarias no motor. O etanol tem índices corrosivos e pode aumentar o consumo de utilização de combustível.

Então como é que pode saber se o seu carro pode receber este combustível?

1- No interior da tampa do depósito combustível
Por norma, todas as tampas possuem uma legenda do tipo de combustível a ser usado no seu veiculo.

2- No manual de instruções
Caso não encontre na tampa as informações ou não estejam suficientemente claras, verifique o manual de instruções, ou manual de manutenção. Tenha cuidado se o for procurar online pois eles variam de país para país.

3- Entre em contacto com o fabricante do seu carro
Em último recurso, caso ainda não consiga perceber com 100% se pode utilizar gasolina E10, contacte o fabricante do seu carro.
Alguns carros anteriores a 2000, podem suportar este combustível mas não está descrito, tanto na tampa como no manual, pois não era comum a sua utilização na altura.

Por regra geral, grande parte dos motores depois de 2000 são compatíveis com o E10, mas até 2006 podem existir alguns que não sejam, por isso verifique bem antes de utilizar.

Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais