banner

Saiba como ajudar o seu filho a manter-se seguro na estrada

sábado, 17 de junho de 2017
Completar a idade permitida para poder tirar a carta de condução e sair para conduzir pela cidade com os amigos, é o sonho da maioria dos adolescentes. Eles desejam ter a sua própria independência e o carro é um grande símbolo dela. Porém, para que se tornem condutores conscientes e respeitadores, precisam de aprender desde muito cedo os cuidados que se deve ter no trânsito. Dizem que a maioria dos condutores acaba por ter um acidente durante os primeiros meses após tirar a carta. No entanto, a passagem para um ambiente de condução em que, ao contrário das aulas com os instrutores, os jovens estão sozinhos nas estradas é sempre um choque e algo que, até pelos nervos causados, cria situações de tensão. Estes momentos em que o coração bate mais forte, aliados à falta de prática, podem ser potenciadores de acidentes devido a erros, pelo que aqui deixamos oito dicas para que possa ajudar o seu filho a aumentar a sua segurança nas estradas.  
  1. Seja paciente: Pode esperar alguns arranques e travagens brutas, especialmente no início, e não espere que melhore logo. Tente aconselhar, não gritar, e faça uma revisão sobre práticas de direção defensiva. Numa emergência, você pode corrigir a direção ou puxar o travão de mão estando sentado no banco do passageiro mas seja cauteloso e não exagere.
 
  1. Acompanhar os filhos durante os primeiros tempos: Além do conforto e confiança geradas por ter um adulto com mais experiência no carro, os pais podem ajudar a explicar práticas de bom comportamento na estrada e até ajudar a eliminar erros e práticas pouco aconselhadas.
 
  1. Distrações: Deixe o rádio desligado enquanto ensina. Vai permitir que você se foque em todas as sinalizações da estrada e o seu filho se foque na conduçãoção. Remova outras distrações o quanto for possível.
 
  1. Liderar por exemplo:  Ver os pais a exceder os limites de velocidade, ignorar regras como os sinais stop, cedências de passagem e sinais vermelhos, não parar nas passadeiras ou utilizar o telemóvel enquanto conduz, além de significarem infrações ao código da estrada, são práticas que podem significar em muitos casos acidentes com consequências mais graves. Portanto, dê o melhor exemplo ao seu filho mostrando-lhe como se comportar corretamente nas estradas.
 
  1. Não tenha pressa para comprar-lhes um carro:  Pegar no carro dos pais é uma responsabilidade adicional que pode ajudar a refrear os ânimos dos recém-encartados. Bater com um carro próprio significa passar a andar a pé ou de transportes, mas ter um acidente com o carro dos pais não representa apenas dano próprio, o que pode ajudar os novos condutores a ter uma atitude mais consciente.
 
  1. Avaliar os ratings de segurança: Caso não queira aceitar o conselho anterior, deve sempre ter em atenção os ratings de segurança dos automóveis que pondera adquirir, pois caso venha efetivamente a ocorrer um acidente este “pequeno grande” detalhe pode ter um impacto abismal. Por exemplo, no site da EuroNcap vai encontrar as notas atribuídas a nível europeu desde 1997.
 
  1. Quem infringe deve pagar: Dar “cobertura” aos filhos e pagar as multas que eles recebem é uma má prática, que significa a desresponsabilização dos mesmos pelos seus erros. Os pontos serão sempre retirados da carta deles, mas se além disso também forem retirados os montantes da multa da sua conta ou mesada certamente eles vão pensar melhor antes de voltarem a prevaricar.
 
  1. Mostrar os números:  Apresente-lhe os números da sinistralidade, que mostram que em mais de 90% dos acidentes existe erro humano e que os jovens condutores estão muito mais propensos a ter acidentes do que restantes grupos etários. Segundo pesquisas da Ford, a sinistralidade rodoviária é a principal causa de morte na Europa para pessoas entre os 18 e 24 anos.
Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais