banner

10 Dicas para poupar combustível que todos os condutores devem saber

quarta-feira, 19 de abril de 2017
Bomba gasolina
Foque-se nestas 10 dicas para poupar dinheiro em combustível
 
  1. Faça menos viagens
Sabia que quando conduz um carro que está parado há algum tempo, o motor está frio e usa bastante mais combustível nos primeiros quilómetros? A solução ideal é combinar as suas tarefas diárias numa viagem grande.  
  1. Não conduza nas horas de ponta
Existem poucos lugares piores do que gastar o seu tempo preso no trânsito e é também uma maneira bastante cara de viajar. Cada vez que pára e arranca, o seu carro precisa de uma grande quantidade de combustível para voltar ao movimento em primeira mudança. A segunda mudança não é muito melhor. A melhor solução é não conduzir em horas de ponta. Pode também poupar algum combustível tentando perceber o que o transito está a fazer a sua frente, e conduzir a uma velocidade constante, em vez de acelerar e travar constantemente. Se conduz constantemente na hora de ponta, devia considerar comprar um carro híbrido que usa muito menos combustível em cidade do que um carro a gasolina ou diesel.  
  1. Fechar as janelas
Não é um grande problema quando estamos a conduzir na cidade, mas quando estamos fora das cidades, na autoestrada ou simplesmente a andar mais rápido, o formato do seu carro é muito importante. Chama-se aerodinâmica. Qualquer coisa que faça barulho do vento enquanto o seu carro está a andar, está a aumentar os seus consumos.  
  1. Remover acessórios do tejadilho (grades e bagageiras)
É quase como deixar as janelas abertas, mas pior.  Mesmo que as grades estejam vazias, aumenta o arrasto do seu carro e obriga-o a gastar mais combustível, ao mesmo tempo, usar uma bagageira de tejadilho é quase igual a ter outro carro agarrado ao seu. As últimas grades e bagageiras de tejadilho são bastante fáceis de instalar e remover, por isso, faça o esforço de as guardar quando não as está a usar.  
  1. Não carregue peso desnecessário
Assim como o seu corpo, o carro precisa de usar mais combustível para transportar cargas. Assim, a melhor maneira é não conduzir com cargas desnecessárias. Ironicamente, quanto mais pesada for a carga, menor será a sua vontade de a remover da mala, no entanto maior será o efeito negativo nos seus consumos.  
  1. Acelerar suavemente
O ideal é conduzir a uma velocidade constante (idealmente a 60km/h) na mudança mais alta (quinta ou sexta). Por isso, se for o condutor paciente, as suas despesas de combustível vão ser mais baixas – é tão simples como isso. É difícil evitar ultrapassagens, mas faz pouco sentido ultrapassar apenas para parar nos próximos semáforos.  
  1. Não carregar no acelerador até ao fundo
Não é apenas a mudança que estamos a utilizar, podemos estar numa mudança alta a uma velocidade constante, mas se estamos a carregar muito no acelerador para evitar utilizar uma mudança mais baixa (para terceira de quarta, por exemplo), estamos assim a utilizar bastante mais combustível. Como é obvio se o seu carro tem uma caixa automática, provavelmente está a fazer um trabalho melhor em escolher as mudanças, então não será um problema para si.  
  1. Desligar o ar-condicionado
É tentador deixar o ar-condicionado ligado durante a viagem toda. No entanto este usa um bocado mais de combustível, assim, aconselhamos a desligá-lo quando não está calor.  
  1. Mantenha-se dentro do limite de velocidade
Se ignorar a lei, pode poupar algum tempo nas suas viagens conduzindo a cima do limite de velocidade. No entanto, até podemos chegar 10 minutos mais cedo numa viagem de 200 quilómetros conduzindo a 120km/h em vez de a 110km/h, trata-se duma economia falsa. Enquanto o carro está a trabalhar 10 minutos a menos, consome bastante mais enquanto está a viajar a velocidades mais altas. Estes 20 minutos podem ajuda-lo a poupar uma quantidade substancial de combustível.  
  1. Verificar a pressão dos pneus regularmente
Quanto mais baixa for a pressão dos pneus, mais combustível o carro precisa de usar para se movimentar. Recomendamos que tire 5 minutos duas vezes por mês para verificar a pressão dos pneus. Se não tem a certeza que pressão utilizar verifique o seu manual do automóvel.
Copyright © 2024 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais