banner

Utilitários | Comparativo | Quem tem o menor Custo Total de Utilização? | TCO

domingo, 10 de abril de 2016

Já aqui falamos no passado do TCO, Total Cost of Ownership ou Custo Total de Propriedade.

Este indicador tem ganhado particular relevância na altura de escolher que carro comprar.

Porquê?

TCO - Custo Total de Propriedade

Muitos de nós quando escolhemos a viatura a comprar, levamos em linha de conta vários aspetos.

Preço, Consumos e aquilo que julgamos vir a ser os respetivos custos de manutenção. E se os dois primeiros itens são relativamente fáceis de analisar com base na informação disponibilizada quer pelos fabricantes quer pelos stand, já os custos de manutenção são mais difíceis para o proprietário comum.

E se lhe dissermos que mesmo esta analise esta incompleta?

Na realidade o custo total de propriedade vai muito além destas variáveis. Devemos por isso incluir outras despesas, como seguros, pneus, IUC e a desvalorização esperada de cada carro. Mesmo no que respeita à manutenção, devemos levar em linha de conta não só o custo unitário de cada intervenção, mas igualmente os intervalos que cada marca define para as revisões, na medida que estes variam de marca para marca.

Complicado?

Bastante, mas felizmente por ser tão relevante alguma dessa informação começa agora a chegar à maioria de nós podendo ser analisada, permitindo assim uma decisão de compra mais consciente e informada.

Comparativo TCO Utilitários

A FleetMagazine publicou recentemente um comprativo dos TCOs de alguns dos modelos mais relevantes no segmento B do nosso mercado.

Essa publicação teve por base o configurador disponibilizado pela 4 Fleet.

As viaturas comparada foram:

  • Peugeot 208 Style BHDI Style 75cv
  • Toyota Yaris 1.4 D-4D Confort
  • Renault Clio 1.5 DCI 90 Eco2 Dynamique
  • Opel Corsa 1.3 Cdti 95 Enjoy Lounge
  • VW polo 1.4 TDI 75 Lounge
  • Ford Fiesta 1.5 TDCI Titanium 5p

Resultados

Peugeot 208

O teste parte analise os custos e desvalorização de cada um dos carros num período de 48 meses e uma quilometragem de 30 000 kms/ano. A base de calculo é de viaturas novas, mas a analise é valida para viaturas recentes e ótimo estado, como é o caso das viaturas comercializadas pela nossa empresa.

O custo por cada 100 kms médio de todos os carros testados foi de 16,99 euros.

O destaque vai para o Peugeot 208 que se fica pelos 16,37€ por cada 100kms, no extremo oposto ficou o Ford Fiesta, muito por força dos consumos anunciados que como todos sabemos deve ser levado em linha de conta, mas não levados "à letra".

tco-quadro-1

Conclusões

É de notar que o equilíbrio é a nota dominante desta analise, sendo a diferença entre o mais "caro" e mais "barato" de cerca de 1€.

Como é também evidente a escolha de carro também obedece a outros critérios "menos racionais" como o conforto, estética e a imagem que associamos a cada marca.

Se deseja mais informação entre em contato connosco e marque a sua visita teremos todo o gosto em ajuda-lo(a).

Ajudamos a encontrar a melhor solução de automóvel, seguro e financiamento.

Copyright © 2022 Lscautomoveis.pt.
Made with by Webhouse.pt
Este website usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao navegar no site está a consentir a sua utilização. Fechar ou Saber Mais